quinta-feira, 15 de março de 2012

Casa e plantas

Pois bem, cá em casa mora mais um elemento, o Jacinto! Não é uma pessoa, não, é uma planta. Quando o vi, pedi logo de presente ( espaçosa! ). Gosto muito de receber um ramo de flores mas elas murcham logo e vão para o lixo. Enquanto uma planta, ainda mais daquelas que dão flores, se bem cuidadas duram imenso.
Bem mas eu não posso falar muito de plantas, porque assassino quase todas cá em casa!! Ou não se dão ou sou eu que não sei tratar delas. Também já ouvi dizer que se não estivermos em equilibrio, passa para as plantas!
Fiz uma pequena pesquisa sobre o novo morador:
 
Os Jacintos são plantas que exigem um manejo cuidadoso e um período correto de frio, assim como as tulipas e narcisos. Por este motivo, só é possível vê-los florescer no Brasil caso tenham passado seu período de repouso em câmara fria, ou em locais serranos do sul do país. Eles devem ser plantados no outono, para que os bulbos permaneçam durante o inverno em solo fresco e frio, para somente então despontar as primeiras folhas e a haste floral na primavera. Após a floração, procede-se o corte da haste floral e aguarda-se as folhas amarelecerem para que possamos remover os bulbos e guardá-los em local seco e fresco até o próximo outono. 

Os jacintos têm sua beleza destacada se plantados em vasos e jardineiras, ou em extensos maciços monocromáticos no jardim. Sua beleza exuberante e clássica, combina com as outras plantas bulbosas que florescem no mesmo período. É adequado aos jardins de estilo europeu, como o jardim inglês ou o francês, entre outros. É usual também o florescimento forçado, na terra ou em vasos especiais de vidro, que possibilitam uma rápida floração, em detrimento da perpetuação do bulbo. É utilizado também como flor de corte.
Devem ser cultivados sob luz difusa ou meia sombra no início da brotação. Após o estabelecimento das folhas devem receber sol direto para acumular a energia necessária à próxima floração. O substrato deve ser leve, drenável e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares durante o período vegetativo. Não tolera o calor excessivo. Multiplica-se por bulbos, formados em torno da planta mãe.




Agora com as dicas, vou ver se ela se dá bem, cá por casa. A cor vai ser o rosa das fotos acima publicadas.

Bjocas



2 comentários:

Obrigada pela vossa visita! Voltem sempre ;)