sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Tabaco de enrolar - aumento de consumo e aumento do preço


Com o aumento do preço dos maços de cigarros, muitos fumadores passaram a optar pelo tabaco de enrolar, por ainda ser mais barato. Esta realidade, porém, poderá vir a ser alterada em breve, uma vez que o tabaco de enrolar actualmente à venda não reflecte ainda o recente aumento da carga fiscal que também este produto sofreu.
 Os agentes envolvidos no fabrico, importação e comercialização do tabaco acreditam, por isso, que ainda este ano o preço irá subir, diminuindo a diferença que existe, hoje em dia, em relação aos cigarros vendidos em maços.

Segundo dados da Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo, do Ministério da Finanças, a introdução no consumo (momento em que o produto é desalfandegado e paga imposto) do tabaco de enrolar praticamente duplicou entre 2009 e 2010: o chamado tabaco de corte fino passou de cerca de 158 toneladas para cerca de 312.

O presidente da Associação de Grossistas de Tabaco do Sul, João Passos, também diz ter aumentado, durante o ano passado, as vendas dos chamados "picados" - tabaco de enrolar - em 30 por cento. Segundo João Passos, que vende tabaco aos retalhistas para que estes o vendam ao público, há uma clara tendência de aumento da procura pelo tabaco de enrolar. Mas duvida de que a diferença de preços entre o tabaco que é vendido em maços e o de enrolar se mantenha durante muito mais tempo. "Está prevista uma tendência de convergência", diz.

O que acontece é que, até agora, o tabaco de enrolar era menos tributado do que os cigarros vendidos em maços, por isso era mais barato. Porém, com o Orçamento do Estado para 2011, esta realidade mudou: no total, a carga fiscal sobre o tabaco de enrolar passou de 67,12 por cento para 78,77, ficando semelhante à dos cigarros. Este aumento da fiscalidade sobre o tabaco de enrolar não está ainda reflectido no preço de venda ao público, pelo que continua a ser muito mais barato fumar tabaco de enrolar. Porém, a partir do momento em que estiver, o que pode acontecer dentro de cerca de três meses, o preço aumentará, reduzindo a diferença que, actualmente, existe em relação aos maços.

Não é possível dizer ao certo, para já, quanto irá aumentar o preço de cada marca, uma vez que os agentes envolvidos no processo de fabrico, importação e comercialização de tabaco podem tentar compensar essa diferença. Porém, mesmo que consigam suportar parte do aumento, o consumidor final também será afectado.

Ainda assim, João Passos acredita que um fumador continuará a poupar se optar pelo tabaco de enrolar, mesmo tendo em conta os custos adicionais em mortalhas e filtros. Actualmente, há maços de cigarros que já custam 4 euros. Ora, frisa, por 3,20 euros (e há marcas mais baratas) um fumador compra, neste momento, uma embalagem de 30 gramas de tabaco de enrolar que dá, pelo menos, para 40 cigarros, o dobro dos que vêm num maço. "Estou convencido de que vai sempre compensar", diz.
De salientar que o meu marido também já aderiu ao tabaco de enrolar e cada 40 gramas dá pra 40 cigarros. É uma média de 1 grama por cigarro, para que o mesmo fique bem feito.

Alguns fumadores, habituados aos cigarros vendidos em maços, podem estranhar que, de uma forma geral, as embalagens de tabaco de enrolar não tenham informação sobre o teor de nicotina, o monóxido de carbono e o alcatrão. De facto, não é obrigatório, uma vez que esses valores dependem de o cigarro que se enrola ter muito ou pouco enchimento ou, até, filtro, por exemplo. O que algumas marcas fazem é colocar nas embalagens o teor que determinado tabaco terá se for enrolado com filtro e com o mesmo enchimento que um cigarro de um maço.

João Passos não deixa de lamentar o aumento da carga fiscal, porque prejudica os agentes envolvidos no processo e os consumidores e contribui para fuga aos impostos, fazendo disparar o contrabando e o tabaco contrafeito que, frisa, neste último caso, "pode ter menos qualidade".
 Por exemplo, a marca Matrix que tinha um custo de 3€ por 40 gramas, passou para 4,85€.


Bom Fim de Semana ♥


 

1 comentário:

  1. E o meu namorado que compra tabaco de enrolar porque ainda compensa...

    Mas realmente compensa mesmo é deixar de fumar! Também só faz é mal...

    Beijocas

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita! Voltem sempre ;)